Dia do professor: entenda as vantagens de ser um


Ser professor é um trabalho que envolve diversas habilidades, como boa comunicação, didática e capacidade para lidar com as diferenças. Em muitos momentos, o educador poderá se deparar com uma série de obstáculos ao longo da carreira, sendo muitas vezes necessário um grande esforço para conquistar a atenção e a interação com a turma.


Apesar das dificuldades, a carreira de educador pode trazer muitas recompensas. Permite aprender várias lições de vida a partir do convívio com os alunos dentro e fora da sala de aula.

Pensando nisso, o CULTURA separou cinco motivos para seguir a carreira de professor. Confira abaixo e inspire-se:

1. Deixar um legado

Muitas pessoas afirmam que ser professor não é apenas uma profissão e sim uma missão. Afinal, a sua função não é somente transmitir os conteúdos aos alunos, mas ensiná-los a serem pessoas melhores, além de orientá-los, dando todo o apoio que eles precisarem.

2. Desenvolver as habilidades comunicativas

Ao interagir cada vez mais com alunos e seus pais, você consequentemente desenvolverá as suas principais habilidades de comunicação.

3. Tornar-se mais paciente

Ensinar também requer paciência, principalmente no caso das suas aulas serem voltadas ao público infantil. Ao trabalhar com diferentes perfis de estudantes, o professor deve procurar formas para adaptar o método de ensino conforme as dificuldades pessoais de cada aluno.

4. Nunca parar de aprender

Ao mesmo tempo em que se ensina, há sempre algo novo a aprender, seja com algum colega de trabalho ou com a própria turma. O processo de aprendizagem de um educador é contínuo.

5. Notar a sua própria influência

Certamente, um dos momentos mais gratificantes na sua carreira será ao notar a diferença do próprio ensino na vida dos alunos. Seja quando um estudante lhe agradecer por um conselho ou quando um antigo aluno lembrar-se de você como uma inspiração, por exemplo.

Mais lidas da semana 🔥

Freddie Mercury aparece com último namorado em fotos raras

Emmanuel Macron está de olho em Marina Silva pela 2ª vez

Brian May diz que Freddie Mercury perdeu parte do pé

Os dez figurinos mais caros da história do cinema

Homem atira na ex-mulher e contra si dentro de ônibus em Lages

Ela se vestiu de homem para viajar livremente no século 19

Após pressão de Marina, Bolsonaro volta atrás e diz que não acabará com Ministério do Meio Ambiente

Filho agressor fazia empréstimos em nome da mãe aposentada

Mulher "viciada" em silicone e bronzeamento artificial fica irreconhecível

Uma noite de 'MasterChef' com JB, o crítico mais crítico da gastronomia