Projeto espalha comedouros para animais de rua em cidade do interior de São Paulo

Muitos cães e gatos vivem nas ruas de praticamente todas as cidades do Brasil, sofrendo com a fome, a sede e o abandono. Para tentar amenizar pelo menos um pouco o sofrimento dos bichinhos, foi lançado no mês passado em Americana, cidade do interior de São Paulo, o projeto ''AlimentaCão''.

O plano é instalar "comedouros e bebedouros" feitos com cano PVC pelas ruas da cidade para que os animais possam saciar a sede e a fome a qualquer hora do dia.


Quem idealizou o projeto, 'inicialmente sem recursos públicos', foi o vereador Guilherme Tiosso. "O Programa é financiado por empresas e pessoas que de forma voluntária queiram colaborar. Cada ponto tem o custo de R$ 80", explica Ricardo Nascimento, assessor do vereador e colaborador do projeto.

Ele também explicou que pessoas interessadas na causa podem virar tutores de um ponto, e assim ficariam responsáveis pela manutenção do espaço: "Mas é importante falar que a população também ajuda. A vizinhança colabora com os tutores com doações de rações, trocas de água e manutenção. É tudo trabalho voluntário. Ninguém é obrigado. Nós temos um cadastro e vamos acompanhando tudo de perto. Se alguém não puder mais ajudar, eles nos avisam e nós procuramos outra pessoa".


Atualmente a cidade já tem três pontos do ''AlimentaCão'', mas outros 15 já estão prontos e sendo preparados para serem colocados nas ruas nessa e na próxima semana. "A nossa ideia é instalar pelo menos uns 100 pontos pela cidade. Isso ajudaria bastante os animais abandonados, que são muitos aqui em Americana", falou Ricardo.

Ele também disse que a ideia já está chegando nas cidades vizinhas. Segundo ele, já existem pedidos de comedouros para Nova Odessa e Santa Bárbara D'Oeste: "Provavelmente isso vai se espalhar pela região".

Mais lidas da semana 🔥

Irmão de Suzane von Richthofen vivia longe dos holofotes e cogitou deixar o país

'Três Espiãs Demais' entra para o catálogo da Netflix

Freddie Mercury aparece com último namorado em fotos raras

O ''jogo da baleia azul'' e a tragédia de Maria de Fátima

12 séries que são verdadeiras joias escondidas na Netflix

Mulher mais obesa do mundo perde 250 kg após cirurgia

Noiva com alopecia emociona convidados com sua confiança

Mulher morre após carro explodir em posto de gasolina no Rio

Eliana faz cerclagem uterina: entenda o que é o procedimento

Escolas iniciam 'caça à baleia azul'; fique atento aos sinais