Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo

Algumas dicas para tratar os fios são levadas à risca por muita gente, apesar de não terem o menor fundamento. Outras, podem até parecer bobagem, mas funcionam para valer. Diante de tantas teorias sobre os cuidados com o cabelo, a gente fica sem saber o que funciona ou não. Para acabar com o dilema e revelar as atitudes realmente eficientes, batemos um papo com um time de experts no assunto. Aqui, você confere as respostas do dermatologista Adriano Almeida, tricologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, e das cabeleireiras Nadja Vasconcelos e Ilma Santana, do salão Square Hair and Care.


Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento.

Mito. O hábito é bom para manter os fios com aspecto mais saudável, já que elimina as pontas ressecadas, mas não acelera o crescimento. ''Os fios crescem, em média, 1 centímetro por mês. Quem apara mensalmente corta apenas o que cresceu nesse período'', explica Nadja.

Cortar o cabelo na lua cheia aumenta o seu volume.

Mito. Segundo o tricologista Adriano, o desenvolvimento do cabelo, seja ele relacionado ao crescimento ou volume, não tem relação alguma com as fases da lua.

Colocar pílula anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido.

Mito. ''O hormônio dos anticoncepcionais no shampoo não interfere no desenvolvimento dos fios. Mas ingerir o anticoncepcional via oral, desde que com orientação médica, pode reduzir a alopecia androgenética, ou seja, a queda de cabelo causada por fatores genéticos'', explica o tricologista.

Quem tem fios secos deve hidratá-los semanalmente com azeite.

Mito. Adriano explica que a hidratação semanal é importante, mas avisa que o azeite não é o produto indicado. ''O mercado conta com cosméticos bem mais eficientes''.

Pasta de amido de milho e água absorve o excesso de oleosidade.

Verdade. Segundo a cabeleireira Ilma, o amido de milho pode ser um bom aliado para absorver a oleosidade do couro cabeludo. ''Mas atenção, ele deve ser usado, no máximo, uma vez por semana. O mais indicado é usar um shampoo para seu tipo de cabelo'', aconselha.

Cabelos brancos são mais fortes.

Verdade. Adriano explica que os cabelos brancos são mais grossos e menos suscetíveis à queda. ''Mas arrancá-los não é uma boa opção. Sugiro tonalizá-los''.

Lavar o cabelo diariamente causa a queda do cabelo.

Mito. A queda dos fios geralmente está associada a problemas hormonais ou estresse. Mas Nadja lembra que o ideal é evitar lavar com água muito quente. ''O hábito resseca as pontas e aumenta a produção de glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e o aspecto sujo''.

Não secar os cabelos após o banho ''apodrece'' a raiz.

Mito. Mas Adriano alerta que o hábito pode favorecer o desenvolvimento de caspa e deixar os fios mais secos e quebradiços, principalmente se você dormir com o cabelo molhado.


Deixar o creme hidratante no cabelo durante o dia melhora o resultado.

Mito. Além de não oferecer benefícios, ainda pode provocar prejuízos, como a caspa. ''E ao reagir com o sol, por exemplo, o produto pode causar irritação no couro cabeludo'', alerta o tricologista.

Condicionador pode causar a queda dos cabelos.

Mito. Adriano explica que o condicionador é um importante aliado para manter a hidratação, o brilho e a maciez. ''Mas o produto não deve ser aplicado no couro cabeludo, sob pena de aumentar a oleosidade da região''.

Escovar o cabelo 100 vezes antes de dormir aumenta o brilho.

Verdade. ''Ao escovar, se distribui oleosidade ao longo dos fios, o que promove um aumento do brilho'', explica o tricologista.


Inscreva-se no Cultura Coletiva e receba gratuitamente conteúdo exclusivo!

Mais lidas da semana 🔥

Freddie Mercury aparece com último namorado em fotos raras

Emmanuel Macron está de olho em Marina Silva pela 2ª vez

Brian May diz que Freddie Mercury perdeu parte do pé

Os dez figurinos mais caros da história do cinema

Homem atira na ex-mulher e contra si dentro de ônibus em Lages

Ela se vestiu de homem para viajar livremente no século 19

Após pressão de Marina, Bolsonaro volta atrás e diz que não acabará com Ministério do Meio Ambiente

Filho agressor fazia empréstimos em nome da mãe aposentada

Mulher "viciada" em silicone e bronzeamento artificial fica irreconhecível

Uma noite de 'MasterChef' com JB, o crítico mais crítico da gastronomia