Livro inédito de J.R.R. Tolkien é lançado após 100 anos

Um livro inédito do escritor J.R.R. Tolkien, de ''O Senhor dos Anéis'', acaba de ser publicado, 100 anos após sua concepção pelo britânico. Segundo o site da BBC, ''Beren and Lúthien'', lançado no Reino Unido nesta quinta-feira, 1º, foi escrito entre 1916 e 1917, quando Tolkien tinha acabado de voltar da Batalha do Somme, durante a Primeira Guerra Mundial. A obra foi editada pelo filho do escritor, Christopher Tolkien, e contém algumas versões de uma história que acabou se tornando parte do livro ''O Silmarillion'', publicado originalmente em 1977.


Em entrevista, o especialista na obra de Tolkien, John Garth afirmou que o autor usou o escrito para ''exorcizar'' os horrores que tinha visto durante a guerra. ''Ele havia perdido dois de seus melhores amigos na Batalha e você pode imaginar que ele estava acabado tanto por dentro quanto por fora'', disse.

O livro conta a história dos namorados Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfa imortal cujo relacionamento é desaprovado pelo pai da moça, o rei Thingol. Ele faz uma proposta a Beren para que ele possa se casar com Lúthien: roubar um silmalril, uma pedra sagrada dos elfos, do mais malvado ser da Terra Média, Melkor.


Na edição, Christopher manteve a história original, como seu pai a concebeu, mas também mostrou como a narrativa mudou até chegar à forma como está contada em ''O Silmarillion''.

O conto seria um elemento essencial na evolução da bibliografia do escritor, tanto que os nomes de seus personagens estão cravados nos túmulos dele e de sua mulher, Edith Tolkien.

Mais lidas da semana 🔥

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

Sequestrado em maternidade, Pedrinho é advogado de Aécio Neves

Morre Kid Vinil, aos 62 anos, precursor do punk rock

Escapei de um marido violento, mas vi minha filha morrer nas mãos do goleiro Bruno

O ''jogo da baleia azul'' e a tragédia de Maria de Fátima

Internada aos 5 meses de gravidez, Eliana tem avaliação diária

Roger Moore, ator de '007', morre aos 89 anos

'13 Reasons Why': 2ª temporada vai mostrar outros pontos de vista

Netflix vai tirar do catálogo séries famosas da TV; veja quais

5 coisas que as mães de autistas gostariam que você soubesse