Remédio antiaids será oferecido para grupos de risco

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) que o medicamento antiaids Truvada (combinação dos antirretrovirais tenofovir e emtricitabitina) será oferecido aos grupos de risco como forma de prevenção ao HIV.  A estratégia, chamada de profilaxia pré-exposição (PrEP), é realizada com o uso diário do remédio por pessoas que não têm o vírus, mas que têm maior probabilidade de serem infectadas, como profissionais do sexo, casais sorodiscordantes (quando um tem o vírus e o outro não), pessoas trans e homens homossexuais.


O governo estima que a estratégia beneficiará 7.000 pessoas que fazem parte das populações-chave. Para receber o medicamento, o paciente deverá ser submetido a uma avaliação para verificar o quão exposto está ao vírus HIV. No entanto, isso não isenta a pessoa de outras medidas preventivas como o uso de preservativo, a realização periódica de testes de HIV e o tratar outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A previsão é que o remédio esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) 180 dias após a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, que está previsto para a próxima segunda-feira (29), segundo o ministério.

Estratégia eficaz

A eficácia e segurança da PrEP foi comprovada por diversos estudos científicos e pode reduzir a infecção pelo HIV em mais de 90%. Desde 2014, a estratégia é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas em risco considerável de se infectarem com o vírus.


Investimento

Segundo o ministro Ricardo Barros, foram investidos 1,9 milhão de dólares na compra de 2,5 milhões de comprimidos de Truvada, o que deve ser suficiente para atender à demanda durante um ano. Barros destacou que o Brasil será um dos primeiros países no mundo, e o primeiro na América Latina, a adotar essa estratégia preventiva como política pública.

Mais lidas da semana 🔥

Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo

Noiva com alopecia emociona convidados com sua confiança

12 séries que são verdadeiras joias escondidas na Netflix

Mulher "viciada" em silicone e bronzeamento artificial fica irreconhecível

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

Eliana faz cerclagem uterina: entenda o que é o procedimento

Mãe faz alerta após filha ter infecção causada por urina de cachorro na praia

Dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes, revela estudo

Amy Winehouse será relembrada com duas novas exposições

Legado de Amy Winehouse influencia cantores e impressiona especialistas