Inscrições para o Enem 2017 começam nesta segunda-feira

Começa às 10h de segunda-feira, 8, uma etapa importante para quem deseja cursar graduação em universidades públicas no próximo ano. É quando abre o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), substitui o vestibular em pelo menos 131 instituições brasileiras. As provas serão em dois domingos seguidos, em 5 e 12 de novembro.


Candidatos devem se inscrever até 23h59 do dia 19 deste mês, exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo exame. É só acessar o link onde está escrito ''Página do Participante''. A taxa de inscrição, no valor de R$ 82, poderá ser paga até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, em casas lotéricas ou nos Correios.

Estudantes matriculados em escolas públicas e que vão concluir o ensino médio este ano têm gratuidade. Também podem requerer a isenção do pagamento da taxa os candidatos que são inscritos no CadÚnico. Nesse caso, terão que informar o Número de Identificação Social (NIS). Até o ano passado qualquer pessoa que se declarasse carente poderia pleitear o benefício.

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, haverá um hotsite do Enem 2017, com cronograma, resposta a dúvidas frequentes e tudo o que o aluno precisa saber para fazer o exame com tranquilidade e segurança. ''Também teremos um aplicativo e o cartão de confirmação da inscrição, no qual serão depositados o cronograma, os gabaritos, resultados, alguns alertas e outras funcionalidades'', ressalta Maria.


Vestibulandos que têm alguma deficiência devem ficar atentos a uma nova exigência. Para ter direito a uma hora a mais na realização das provas, o pedido deve ser feito no ato da inscrição. É preciso enviar um laudo que comprove a necessidade desse tempo extra durante a aplicação do exame. Outra novidade, em caráter experimental, é a prova em vídeo com Libras para candidatos surdos.

Vale lembrar que não será mais possível usar o Enem para obter o diploma do ensino médio. A certificação na última etapa da educação básica será concedida pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Enceja). Veja aqui o edital do Enem 2017.


Mais lidas da semana 🔥

Abacaxi deixado em exposição engana público e é confundido com obra de arte

Avó faz manta para neto mas detalhe 'indecente' chama atenção

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

WhatsApp lança ótima atualização para quem ama enviar áudios

Prefeito de vilarejo italiano oferece € 2 mil para que pessoas se mudem para o local

Tom Cruise indomável: ator confirma sequência de 'Top Gun'

Guia prático do chá: o que você precisa saber sobre a bebida

Modelo é condenada por selfie que expõe idosa nua em vestiário

Pippa Middleton se casa e sobrinhos participam de cerimônia

Coreia do Norte diz estar pronta para ir à guerra se Trump quiser