Irã: moderado Hassan Rouhani é reeleito presidente

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, foi reeleito na sexta-feira (19), por uma ampla margem de votos. A vitória garante ao clérigo moderado um segundo mandato de quatro anos para implementar sua agenda de maiores liberdades e mais relacionamento com a comunidade internacional.


Aos 68 anos, Rouhani assegurou a vitória com 57% dos votos, correspondente a 23 milhões de eleitores, informou o ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli. A disputa levou mais de 70% dos eleitores às urnas e o rival mais próximo no pleito, o conservador Ebrahim Raisi, teve 38% dos votos.


Apesar de ser o representante mais liberal na corrida, assim como em seu primeiro mandato, Rohani deve ficar à margem das principais decisões políticas do líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei. Na semana passada, ele reforçou em discurso que não importa quem se tornará o presidente, desde que o regime iraniano saia vencedor. “No final, um candidato terá a maioria dos votos e ganhará, mas o verdadeiro vencedor neste processo, independentemente de quem ganhar a maioria dos votos, é o povo iraniano – e o principal vencedor é o regime da República Islâmica”, afirmou o Aiatolá.


Mais lidas da semana 🔥

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

Dono de bicicleta condena tatuagem em testa de adolescente: 'Não consegui dormir'

Escapei de um marido violento, mas vi minha filha morrer nas mãos do goleiro Bruno

Roger Moore, ator de '007', morre aos 89 anos

Netflix vai tirar do catálogo séries famosas da TV; veja quais

Internada aos 5 meses de gravidez, Eliana tem avaliação diária

Coreia do Norte exibe mísseis e aumenta rumor de ataque nuclear

'13 Reasons Why': 2ª temporada vai mostrar outros pontos de vista

O ''jogo da baleia azul'' e a tragédia de Maria de Fátima

Fátima Bernardes quebra silêncio sobre o contrato com a Friboi