Irã: moderado Hassan Rouhani é reeleito presidente

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, foi reeleito na sexta-feira (19), por uma ampla margem de votos. A vitória garante ao clérigo moderado um segundo mandato de quatro anos para implementar sua agenda de maiores liberdades e mais relacionamento com a comunidade internacional.


Aos 68 anos, Rouhani assegurou a vitória com 57% dos votos, correspondente a 23 milhões de eleitores, informou o ministro do Interior, Abdolreza Rahmani Fazli. A disputa levou mais de 70% dos eleitores às urnas e o rival mais próximo no pleito, o conservador Ebrahim Raisi, teve 38% dos votos.


Apesar de ser o representante mais liberal na corrida, assim como em seu primeiro mandato, Rohani deve ficar à margem das principais decisões políticas do líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei. Na semana passada, ele reforçou em discurso que não importa quem se tornará o presidente, desde que o regime iraniano saia vencedor. “No final, um candidato terá a maioria dos votos e ganhará, mas o verdadeiro vencedor neste processo, independentemente de quem ganhar a maioria dos votos, é o povo iraniano – e o principal vencedor é o regime da República Islâmica”, afirmou o Aiatolá.


Mais lidas da semana 🔥

Ela se vestiu de homem para viajar livremente no século 19

12 séries que são verdadeiras joias escondidas na Netflix

Bronquiolite: 10 perguntas e respostas sobre a doença

Uma noite de 'MasterChef' com JB, o crítico mais crítico da gastronomia

Sisu abre inscrições para o 2º semestre

Filme ''Anastasia'' se torna musical na Broadway

Mãe faz alerta após filha ter infecção causada por urina de cachorro na praia

Dono de bicicleta condena tatuagem em testa de adolescente: 'Não consegui dormir'

Taiwan aprova emenda que proíbe consumo de carne de cães e gatos

25 fatos curiosos sobre Psicologia