O que significa Curriculum Vitae?

Curriculum Vitae ou 'currículo', em português (brasileiro), é um termo proveniente do latim, e significa 'trajetória de vida'. Curriculum Vitae pode ser também abreviado para CV. É um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.


curriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para as empresas, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas. O curriculum vitae é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve suas experiências profissionais, formação acadêmica, e outros dados pessoas.

É a forma que a maioria das empresas usam para selecionar seus funcionários. Geralmente o currículo é enviado de forma impressa e por e-mail para as empresas, no website de algumas ainda é possível criar seu próprio currículo, para permanecer no banco de dados das mesmas.



Existe diferentes modelos de curriculum vitae, porém, o ideal é que todos sempre contenham as informações básicas, como dados para contato, as experiências profissionais do candidato, sua formação acadêmica, cursos que realizou, seja de línguas, informática e etc. É muito importante fazer um currículo sem erros de grafia, se for necessário colocar foto, que não seja nada vulgar ou que possa prejudicar a imagem do candidato (Atualmente a foto deve ser adicionada somente se exigido pela empresa contratante).

Mais lidas da semana 🔥

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

Sequestrado em maternidade, Pedrinho é advogado de Aécio Neves

Morre Kid Vinil, aos 62 anos, precursor do punk rock

Escapei de um marido violento, mas vi minha filha morrer nas mãos do goleiro Bruno

O ''jogo da baleia azul'' e a tragédia de Maria de Fátima

Internada aos 5 meses de gravidez, Eliana tem avaliação diária

Roger Moore, ator de '007', morre aos 89 anos

'13 Reasons Why': 2ª temporada vai mostrar outros pontos de vista

Netflix vai tirar do catálogo séries famosas da TV; veja quais

5 coisas que as mães de autistas gostariam que você soubesse