Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo

Algumas dicas para tratar os fios são levadas à risca por muita gente, apesar de não terem o menor fundamento. Outras, podem até parecer bobagem, mas funcionam para valer. Diante de tantas teorias sobre os cuidados com o cabelo, a gente fica sem saber o que funciona ou não. Para acabar com o dilema e revelar as atitudes realmente eficientes, batemos um papo com um time de experts no assunto. Aqui, você confere as respostas do dermatologista Adriano Almeida, tricologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, e das cabeleireiras Nadja Vasconcelos e Ilma Santana, do salão Square Hair and Care.


Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento.

Mito. O hábito é bom para manter os fios com aspecto mais saudável, já que elimina as pontas ressecadas, mas não acelera o crescimento. ''Os fios crescem, em média, 1 centímetro por mês. Quem apara mensalmente corta apenas o que cresceu nesse período'', explica Nadja.

Cortar o cabelo na lua cheia aumenta o seu volume.

Mito. Segundo o tricologista Adriano, o desenvolvimento do cabelo, seja ele relacionado ao crescimento ou volume, não tem relação alguma com as fases da lua.

Colocar pílula anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido.

Mito. ''O hormônio dos anticoncepcionais no shampoo não interfere no desenvolvimento dos fios. Mas ingerir o anticoncepcional via oral, desde que com orientação médica, pode reduzir a alopecia androgenética, ou seja, a queda de cabelo causada por fatores genéticos'', explica o tricologista.

Quem tem fios secos deve hidratá-los semanalmente com azeite.

Mito. Adriano explica que a hidratação semanal é importante, mas avisa que o azeite não é o produto indicado. ''O mercado conta com cosméticos bem mais eficientes''.

Pasta de amido de milho e água absorve o excesso de oleosidade.

Verdade. Segundo a cabeleireira Ilma, o amido de milho pode ser um bom aliado para absorver a oleosidade do couro cabeludo. ''Mas atenção, ele deve ser usado, no máximo, uma vez por semana. O mais indicado é usar um shampoo para seu tipo de cabelo'', aconselha.

Cabelos brancos são mais fortes.

Verdade. Adriano explica que os cabelos brancos são mais grossos e menos suscetíveis à queda. ''Mas arrancá-los não é uma boa opção. Sugiro tonalizá-los''.

Lavar o cabelo diariamente causa a queda do cabelo.

Mito. A queda dos fios geralmente está associada a problemas hormonais ou estresse. Mas Nadja lembra que o ideal é evitar lavar com água muito quente. ''O hábito resseca as pontas e aumenta a produção de glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade e o aspecto sujo''.

Não secar os cabelos após o banho ''apodrece'' a raiz.

Mito. Mas Adriano alerta que o hábito pode favorecer o desenvolvimento de caspa e deixar os fios mais secos e quebradiços, principalmente se você dormir com o cabelo molhado.


Deixar o creme hidratante no cabelo durante o dia melhora o resultado.

Mito. Além de não oferecer benefícios, ainda pode provocar prejuízos, como a caspa. ''E ao reagir com o sol, por exemplo, o produto pode causar irritação no couro cabeludo'', alerta o tricologista.

Condicionador pode causar a queda dos cabelos.

Mito. Adriano explica que o condicionador é um importante aliado para manter a hidratação, o brilho e a maciez. ''Mas o produto não deve ser aplicado no couro cabeludo, sob pena de aumentar a oleosidade da região''.

Escovar o cabelo 100 vezes antes de dormir aumenta o brilho.

Verdade. ''Ao escovar, se distribui oleosidade ao longo dos fios, o que promove um aumento do brilho'', explica o tricologista.


Inscreva-se no Cultura Coletiva e receba gratuitamente conteúdo exclusivo!

Mais lidas da semana 🔥

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

Dono de bicicleta condena tatuagem em testa de adolescente: 'Não consegui dormir'

Roger Moore, ator de '007', morre aos 89 anos

Escapei de um marido violento, mas vi minha filha morrer nas mãos do goleiro Bruno

Netflix vai tirar do catálogo séries famosas da TV; veja quais

Internada aos 5 meses de gravidez, Eliana tem avaliação diária

Coreia do Norte exibe mísseis e aumenta rumor de ataque nuclear

'13 Reasons Why': 2ª temporada vai mostrar outros pontos de vista

O ''jogo da baleia azul'' e a tragédia de Maria de Fátima

Fátima Bernardes quebra silêncio sobre o contrato com a Friboi