25 fatos curiosos sobre Psicologia


1 – Existe uma explicação psicológica por trás daquilo de ''não conte seus objetivos para todo mundo''. A verdade é que, quando você faz isso, sua mente acha que a meta já foi cumprida, fazendo com que sua motivação diminua e com que, consequentemente, você acabe não finalizando seus planos. Ou seja: silêncio!

2 – Sem que você perceba, sua mente edita os monólogos chatos de algumas pessoas para que, dessa forma, você se lembre deles como algo mais interessante no futuro.

3 – Você já ouviu falar de ''aracnofobia'' e ''agorafobia'', que são alguns medos extremos popularmente conhecidos, certo? A verdade é que a coisa não para por aí: mais de 400 fobias diferentes são estudadas por psicólogos do mundo todo!

4 – Pense na sua música favorita agora. Pensou? Pois então nós temos algo a dizer sobre ela: possivelmente, você a ama desse jeito por tê-la relacionado com algum evento emocional da sua vida. Faz sentido?

5 – Aliás, falando em música, olhe só como esses ''barulhinhos'' são poderosos: eles podem afetar a maneira como você enxerga o mundo.

6 – Se você tem vontade de ajudar outras pessoas, aqui vai um estímulo: gastar seu dinheiro com algum tipo de caridade deixa você mais feliz do que quando você compra algo para seu próprio bem.

7 – Ainda relacionando dinheiro e felicidade, fica a dica: para ser mais feliz, invista seu dinheiro em experiências, e não em bens materiais.

8 – Em termos bioquímicos, seu corpo reage da mesma maneira quando desenvolve algum distúrbio obsessivo compulsivo e quando está apaixonado.

9 – A explicação para medos intensos e às vezes irracionais, como é no caso das fobias, pode ter a ver com memórias passadas por DNA, geração a geração, sabia?

10 – Mulheres grávidas às vezes têm vontade de comer coisas que não são comida, como terra. Isso acontece por causa de um transtorno alimentar chamado Pica – piadinhas liberadas, mas com moderação, por favor.

11 – Sabia que existe um transtorno psiquiátrico que faz com que algumas pessoas acreditem que estão em decomposição e que, depois de algum tempo, estão mortas e não existem mais?

12 – Possivelmente o vício em internet será tratado como distúrbio mental em breve.

13 – Na França, considerado o país mais depressivo do mundo, 20% das pessoas já tiveram depressão.


14 – Ser uma pessoa negativa na maior parte do tempo pode ter a ver com predisposição genética, sabia?

15 – Uma análise psicológica de pessoas que fazem trolls na internet revelou que elas são narcisistas, psicopatas e sádicas.

16 – A Síndrome de Truman faz com que algumas pessoas acreditem que estão vivendo em um reality show.

17 – Para o cérebro, ser rejeitado é tão ruim quanto uma forte dor física.

18 – 68% das pessoas já experimentaram a Síndrome da Vibração Fantasma, que é a sensação de que um telefone está vibrando quando, na verdade, não está.

19 – Falando em síndromes, sabia que existe a Síndrome de Paris? Ela é geralmente vivida por pessoas japonesas que visitam a capital francesa e se deprimem por descobrirem que a cidade não é tão encantadora quanto imaginavam.

20 – Pessoas religiosas e que são praticantes tendem a apresentar níveis mais baixos de estresse psicológico.

21 – Nenhuma pessoa nascida cega já se tornou esquizofrênica.

22 – De todas as doenças psicológicas, a que tem maior índice de mortalidade é a anorexia, chegando a até 20%.

23 – As vozes ouvidas durante alucinações têm relação com a cultura em que a pessoa alucinada está inserida. Nos EUA, essas vozes tendem a ser duras e ameaçadoras, enquanto na África e na Índia, são vozes mais boazinhas e divertidas.

24 – Pesquisas já confirmaram que comediantes e pessoas engraçadas de modo geral são mais depressivas.

25 – A depressão grave e não tratada pode fazer com que as células de uma pessoa envelheçam mais rapidamente.


Inscreva-se no Cultura Coletiva e receba gratuitamente conteúdo exclusivo!

Mais lidas da semana 🔥

Eliana faz cerclagem uterina: entenda o que é o procedimento

Abacaxi deixado em exposição engana público e é confundido com obra de arte

Mãe faz alerta após filha ter infecção causada por urina de cachorro na praia

Deputada chamada de ''gostosa'' durante votação abre investigação

WhatsApp lança ótima atualização para quem ama enviar áudios

Disney anuncia que vai lançar seu próprio serviço de streaming

Avó faz manta para neto mas detalhe 'indecente' chama atenção

Homem que agrediu a própria mãe idosa é preso após repercussão de vídeos

Tom Cruise indomável: ator confirma sequência de 'Top Gun'

Saiba quem é sua alma gêmea de acordo com o seu signo