25 fatos curiosos sobre Psicologia


1 – Existe uma explicação psicológica por trás daquilo de ''não conte seus objetivos para todo mundo''. A verdade é que, quando você faz isso, sua mente acha que a meta já foi cumprida, fazendo com que sua motivação diminua e com que, consequentemente, você acabe não finalizando seus planos. Ou seja: silêncio!

2 – Sem que você perceba, sua mente edita os monólogos chatos de algumas pessoas para que, dessa forma, você se lembre deles como algo mais interessante no futuro.

3 – Você já ouviu falar de ''aracnofobia'' e ''agorafobia'', que são alguns medos extremos popularmente conhecidos, certo? A verdade é que a coisa não para por aí: mais de 400 fobias diferentes são estudadas por psicólogos do mundo todo!

4 – Pense na sua música favorita agora. Pensou? Pois então nós temos algo a dizer sobre ela: possivelmente, você a ama desse jeito por tê-la relacionado com algum evento emocional da sua vida. Faz sentido?

5 – Aliás, falando em música, olhe só como esses ''barulhinhos'' são poderosos: eles podem afetar a maneira como você enxerga o mundo.

6 – Se você tem vontade de ajudar outras pessoas, aqui vai um estímulo: gastar seu dinheiro com algum tipo de caridade deixa você mais feliz do que quando você compra algo para seu próprio bem.

7 – Ainda relacionando dinheiro e felicidade, fica a dica: para ser mais feliz, invista seu dinheiro em experiências, e não em bens materiais.

8 – Em termos bioquímicos, seu corpo reage da mesma maneira quando desenvolve algum distúrbio obsessivo compulsivo e quando está apaixonado.

9 – A explicação para medos intensos e às vezes irracionais, como é no caso das fobias, pode ter a ver com memórias passadas por DNA, geração a geração, sabia?

10 – Mulheres grávidas às vezes têm vontade de comer coisas que não são comida, como terra. Isso acontece por causa de um transtorno alimentar chamado Pica – piadinhas liberadas, mas com moderação, por favor.

11 – Sabia que existe um transtorno psiquiátrico que faz com que algumas pessoas acreditem que estão em decomposição e que, depois de algum tempo, estão mortas e não existem mais?

12 – Possivelmente o vício em internet será tratado como distúrbio mental em breve.

13 – Na França, considerado o país mais depressivo do mundo, 20% das pessoas já tiveram depressão.


14 – Ser uma pessoa negativa na maior parte do tempo pode ter a ver com predisposição genética, sabia?

15 – Uma análise psicológica de pessoas que fazem trolls na internet revelou que elas são narcisistas, psicopatas e sádicas.

16 – A Síndrome de Truman faz com que algumas pessoas acreditem que estão vivendo em um reality show.

17 – Para o cérebro, ser rejeitado é tão ruim quanto uma forte dor física.

18 – 68% das pessoas já experimentaram a Síndrome da Vibração Fantasma, que é a sensação de que um telefone está vibrando quando, na verdade, não está.

19 – Falando em síndromes, sabia que existe a Síndrome de Paris? Ela é geralmente vivida por pessoas japonesas que visitam a capital francesa e se deprimem por descobrirem que a cidade não é tão encantadora quanto imaginavam.

20 – Pessoas religiosas e que são praticantes tendem a apresentar níveis mais baixos de estresse psicológico.

21 – Nenhuma pessoa nascida cega já se tornou esquizofrênica.

22 – De todas as doenças psicológicas, a que tem maior índice de mortalidade é a anorexia, chegando a até 20%.

23 – As vozes ouvidas durante alucinações têm relação com a cultura em que a pessoa alucinada está inserida. Nos EUA, essas vozes tendem a ser duras e ameaçadoras, enquanto na África e na Índia, são vozes mais boazinhas e divertidas.

24 – Pesquisas já confirmaram que comediantes e pessoas engraçadas de modo geral são mais depressivas.

25 – A depressão grave e não tratada pode fazer com que as células de uma pessoa envelheçam mais rapidamente.


Inscreva-se no Cultura Coletiva e receba gratuitamente conteúdo exclusivo!

Mais lidas da semana 🔥

Ela se vestiu de homem para viajar livremente no século 19

12 séries que são verdadeiras joias escondidas na Netflix

Sisu abre inscrições para o 2º semestre

Uma noite de 'MasterChef' com JB, o crítico mais crítico da gastronomia

Bronquiolite: 10 perguntas e respostas sobre a doença

Filme ''Anastasia'' se torna musical na Broadway

Com gravidez de risco, Eliana se afasta da TV: 'Dúvidas e medo'

Mãe faz alerta após filha ter infecção causada por urina de cachorro na praia

Dono de bicicleta condena tatuagem em testa de adolescente: 'Não consegui dormir'

Taiwan aprova emenda que proíbe consumo de carne de cães e gatos